Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE


Do jornal Rapidix

A população idosa de Vila Brasilândia e Freguesia do Ó juntas ultrapassa o número de 20.500 pessoas na faixa etária de 60 à 100 anos de idade. Muitas vezes cometemos o grande erro de pensarmos na terceira idade apenas como pessoas que já viveram tudo o que podiam e que agora precisam somente da atenção e assistência dos mais jovens e da dependência do poder público. Nós jovens adultos esquecemos que os nossos velhos também precisam de cultura.

Ter uma vida cultural ativa que lhes promovam diversão e entretenimento além dos oferecidos pela TV é um direito constitucional e estatutário – o artigo 20 do estatuto do idoso detalha o respeito a sua condição de idade peculiar.

Nessa região temos poucos equipamentos culturais - em torno de 7 entre bibliotecas, casas de culturas e outros equipamentos que não conseguem atender essa demanda por problemas de localização e acesso, veja por exemplo a escadaria que existe na entrada da recém construída Casa de Cultura da Brasilândia.

Esses problemas ainda são poucos se chamarmos a atenção para a falta de uma política cultural voltada para os velhos. Não existe um programa de cultura governamental que se proponha a levar lazer aos idosos dessa região.

Entendendo que a terceira idade também precisa ser educada pelo lazer e para o lazer a fim de deixar o seu tempo livre mais criativo é que devemos cobrar do poder público uma ação que os valorize e propor uma mobilização das ONGs regionais para que elas também se dediquem não só ao fator assistencialista e de saúde, mas também de levarem mais cultura para os idosos para que eles possam ter uma velhice alegre, criativa e saudável.

Luiz Cláudio da Silva de Brito - Luizinho Brito, jornalista, poeta e escritor. Mantém o blog Micro Poesia Humana (www.luizinhobrito.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário